Brandy e Charutos: O equilíbrio perfeito

Sexta Feira | 17 de Agosto | Após o Jantar

Uma noite dedicada ao clássico da harmonização de bebidas e charutos:
#RemyMartin e #MonteCristo.

Quando se fala em harmonização, muitos degustadores de charutos concordam que o brandy ou Cognac é o complemento perfeito para uma boa fumaça. A adstringência de um brandy de alta qualidade combina maravilhosamente com os sabores suaves e picantes de um charuto premium.

Remy Martin e Monte Cristo N4

Venha começar o final de semana em grande estilo: após o jantar reuna-se com seus amigos para a clássica harmonização do cognac Remy Martin com charuto cubano Monte Cristo.

RESERVE ANTECIPADAMENTE E GANHE UM CAFÉ CARAJILLO CORTESIA PARA FINALIZAR A EXPERIÊNCIA! 


O Cognac e sua origem

cognac village franceA destilação do vinho deu origem ao cognac, um processo originário da região do Charente no sul da França no século XVII na vila Cognac. Ainda sem nome, entre os anos de 1718 e 1736, foram exportados do porto de La Rochelle para todos os continentes do mundo 493.000 barris do vinho, porém só no ano de 1783 foi que o nome conhaque começou a ser usado para esse tipo de destilação secundária do suco de uva, descoberto por Chevallier de la Croix-Marrons.

Devido as características da uva e o tipo do solo em que a parreira era plantada, o vinho produzido na região de Cognac não aguentava ser transportado por longo período, transformando-se em vinagre, então, de certa forma, os agricultores começaram a envelhecer o vinho para que tivesse mais resistência. Devido também ao fato da queda do comércio do vinho por um período de 60 anos, os agricultores para não perderem toda produção armazenavam toda a safra em barris de carvalho aguardando o dia de melhor venda.

folle blanche grapesO conhaque é produzido de uvas verdes selecionadas e, especialmente, as Colombard, Folle Blanche e Pinot Blanch, que são colhidas antes que estejam amadurecidas.

A região Charente divide-se em seis distritos: Grande Champagne, Petite Champagne, Les Borderies, Fins Bois, Bon Bois e Bois Ordinaires, o melhor conhaque, o Grand Fin Champagne é produzido na região Grande Champagne. Atualmente, existem nesta região 242 empresas produtoras de conhaque.

Os brandies envelhecidos podem chegar aos 50 anos de idade onde atinge 40% de volume alcoólico natural, chegando a sua melhor qualidade. Ele é engarrafado pouco tempo antes de ser levado ao comércio e, após o engarrafamento, não envelhece mais.

O envelhecimento do brandy tem 3 bases classificatórias:

  • V.S. (Very Special) ou ☆☆☆ (Three Stars) – Cognac standard, mínimo 2 anos de envelhecimento em barris de carvalho;
  • V.S.O.P. – (Very Special Old Pale) mínimo de 4 anos de envelhecimento;
  • X.O. – (Old Extra) mínimo de 6 anos de envelhecimento;

Brandy, Cognac e Armagnac

A região de brandy mais famosa no mundo é Cognac, na França. Outra grande área para a produção de brandy é Armagnac, sudeste de Bordeaux. Em Cognac ainda se dedica a produção em método Pot Still (destiladores de cobre do tipo alambique), enquanto em Armagnac usa-se um método híbrido que é um cruzamento entre o Continuous Stilling (destiladores industriais em coluna) e do Pot Still. Cognac usa Limosin Oak, um carvalho caro que é usado para muitos vinhos famosos, enquanto Armagnac usa um Black Oak local.

As qualidades mais procuradas nos brandies são o equilíbrio, a suntuosidade e a fruta. Embora o envelhecimento extenso em carvalho seja muitas vezes um padrão de qualidade, se ele dominar o sabor da fruta o brandy pode parecer áspero. Uma prática lamentável que muitas vezes é feita para Cognacs com preços modestos é a caramelização: dá ao brandy uma cor mais escura, bem como a ilusão de mais envelhecimento e garante uma qualidade grosseira que predomina a qualquer sabor de fruta.

Conheça mais sobre harmonizações e experiências sensoriais de charutos e bebidas com nossos especialistas no Club D’Orsay!

Informações e Reservas: contato@quaidorsay.com.br

 

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s