Como acender corretamente um charuto usando fósforos

Existem várias formas de acender um charuto, mas cada uma delas tem uma técnica especifica. As clássicas são os tradicionais fósforos longos e a folha de cedro. As práticas são isqueiros maçaricos de gás butano.

Palitos de Fósforo de Segurança

Apesar do nome “palitos de fósforo“, o palito não contém o elemento químico fósforo. A cabeça do fósforo é uma massa de clorato de potássio, que quando risca a lixa da caixinha que contém o elemento fósforo produz uma reação que faz o fogo acender.

Foi um alquimista de Hamburgo – Alemanha, chamado Henning Brandt quem descobriu acidentalmente em 1669 o elemento químico batizado de fósforo (do grego phos [luz], + phoros [transportador]), ao tentar obter ouro a partir de urina. A descoberta chegou ao conhecimento do físico inglês Robert Boyle (1627-1691) que criou, 11 anos mais tarde, uma folha de papel áspero com a presença de fósforo, acompanhada de uma varinha com enxofre (elemento que se incendeia com facilidade) em uma das pontas. O calor causado pela fricção do palito com a superfície áspera fazia o fósforo liberar faíscas, incendiando o enxofre.

O invento no entanto ainda era uma curiosidade muito cara. Foi apenas um século depois, em 1826, que os palitos de fósforo, então com 8 centímetros de comprimento começaram a se popularizar. O inconveniente era que eles costumavam incendiar-se sozinhos dentro da embalagem.

Esse problema seria resolvido somente em 1855 com o surgimento do “fósforo de segurança”, recoberto com um agente isolante para não pegar fogo à toa. No Brasil, o produto só passou a ser fabricado no início do século XX, pela Fiat Lux.

Como acender corretamente um charuto usando fósforos

Acender um charuto é um ritual que demora cerca de 1 a 3 minutos. Por isso, utilize fósforos LONGOS (tradicionais 8cm) para que o processo possa acontecer adequadamente.

COMO ACENDER CHARUTO COM FOSFORO

Após o corte, segure a chama a aproximadamente 3cm de distância do pé do charuto;  com ele posicionado a 45º e puxe devagar o ar enquanto gira o charuto na boca para um acendimento por completo. Repita o procedimento até a base do charuto estar completamente acesa, como mostra a figura à direita.

 


Dicas Importantes:

  • Após riscar o fósforo, aguarde alguns segundos até a chama chegar na madeira para iniciar o acendimento.
  • Examine a base do charuto ao final de cada rotação, e repita o procedimento até que ela fique completamente acesa.
  • Você pode precisar de mais de um palito de fósforo até obter o resultado desejado.
  • Não tenha pressa: encostar a chama diretamente no tabaco poderá causar uma combustão excessiva da folha e alterar o sabor.

Agora relaxe e aproveite seu charuto ao máximo!

smoking cigars confortable.jpg


Quer mais dicas sobre como obter a melhor experiência com charutos?

Conheça o Espaço Quai D’Orsay Tabacaria | Bar | Café
O #CigarLounge mais exclusivo de São Paulo, onde a sofisticação e o conforto estão em harmoniza para garantir o seu momento de relax!

Mais informações e reservas: contato@quaidorsay.com.br

CENTRAL DE RESERVAS WHATSAPP-2

 

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s