Os charutos devem ser armazenados a uma umidade relativa de aproximadamente 68 à 75%. Os sabores típicos dos charutos podem evoluir de forma melhor nessas condições. Este nível de umidade colabora para uma melhor queima do tabaco e uma experiência sensorial diferenciada.
Em um nível de umidade relativa de 70% e a uma temperatura de 18º o ambiente contém aproximadamente 10 gramas de água por metro cúbico de ar. Nessa condição o charuto deverá absorver a quantidade ideal de umidade de 14% do seu peso.
Fonte: https://www.humidificadorguide.com/
Os charutos secos tendem a tornar-se frágeis e a queimar mais rapidamente devido à sua umidade natural. O charuto toma assim um sabor agressivo e amargo. Além disso, charutos com falta de umidade podem ter prejuízos as capas (rachaduras) que prejudicam demais a experiência.
Charutos úmidos, pelo contrário, queimam de forma inconsistente e tomam um sabor pesado e ácido. O excesso de umidade também pode causar mofo na folha do tabaco e contribuir para o surgimento da lasioderma, uma praga que come a folha de tabaco.
Os charutos em ambiente de 65-75% de umidade relativa podem ser armazenados por longos períodos de tempo sem qualquer preocupação. No entanto, é preciso cuidado no caso do nível de umidade exceder os 80%;
A Habanos, referência dos mais desejados charutos no mundo todo, recomenda o armazenamento entre 65% e 70%.
Qual é o sistema mais eficaz para umidificar charutos?
Se você quer armazenar charutos em casa, o recomendado é investir em uma caixa umidificadora (ou umidor para charutos). Mas ainda sim, você pode utilizar um pote do tipo hermético ou um simples saco do tipo “zip-lock” para começar.
Seja qual for a sua base de guarda, ela precisará de um sistema de umidificação. Veja abaixo alguns sistemas disponíveis e suas características:
ESPONJA VERDE ✬✬✬
VANTAGEM: É um método barato, com performance razoável. Normalmente já acompanha as caixas umidificaras para charutos.
DESVANTAGEM: Necessita ser molhada com frequência, e não tem precisão. Pode liberar umidade demais, exigindo um controle periódico através do higrômetro.
GEL UMIDIFICADOR ✬✬✬✬✬
VANTAGEM: Custo é barato, é fácil de usar, preciso, longa duração e é fácil identificar quando precisa de refil.
DESVANTAGEM: Ocupa bastante espaço dentro da caixa. Existem algumas opções em tubo (no formato de um charuto) que são mais interessantes.
PILLOW ✬✬✬✬
VANTAGEM: Custo é barato, ideal para viagens, tempo de vida é longo podendo ser utilizado várias vezes, fácil identificar quando precisa de refil. 1 para cada 20 charutos.
DESVANTAGEM: Não tem boas marcas a venda oficialmente no Brasil, pode ter uma variação de +/- 5% e pode liberar umidade demais se tiver poucos charutos na caixa.
ELETRONICOS ✬✬✬✬✬
VANTAGEM: Alta precisão, ideal para grandes quantidades de charutos em caixas / ambientes com grande fluxo. Funciona com higrômetro e um módulo WI-FI para avisar quando precisa de refil.
DESVANTAGEM: Requer um investimento que só é justificável se a quantidade charutos for grande ou o fluxo de entrada / saída de charutos no ambiente for alto.
WALK-IN UMIDOR #CIGARSHOP
O Espaço Quai D’Orsay Tabacaria | Bar | Café conta com uma sala umidificadora do tipo walk-in, com controle eletrônico preciso de umidade para preservar as melhores características dos tabacos e garantir a melhor experiência sensorial em degustação de charutos.
Powered By Cigar Oasis ®
O ambiente conta ainda com CIGAR LOCKERS, armários individuais com chave onde os membros do Club D’Orsay podem deixar seus charutos sob o cuidado de especialistas no assunto!
BOVEDA ✬✬✬✬✬
VANTAGEM: É alta tecnologia no controle de umidificação em 2 vias. Altamente preciso, mantém seus charutos no percentual de umidade desejado sem preocupações adicionais. Recomendado 1 sachê para cada 25 charutos.
DESVANTAGEM: Não é tão barato no Brasil. A durabilidade vai depender da vedação da caixa e da quantidade de vezes que ela é aberta – entre 2 à 6 meses.
Deixe um comentário