Cigar Sommelier – O profissional do Charuto

O que faz realmente um profissional?

O sommelier é o profissional responsável por cuidar da carta de bebidas de restaurantes, bares, importadoras e lojas especializadas. A profissão é principalmente conhecida por cuidar dos vinhos de restaurantes, no qual o sommelier de vinhos é bastante requisitado para trabalhar em restaurantes renomados do mercado.

sommelier.jpg

Fonte: www.abs-sp.com.br

Vale informar que no Brasil a profissão Sommelier de Vinhos é regulamentada pela Lei 12.467, de 26 de agosto de 2011.

Apesar de ter sido regulamentada recentemente no país, a profissão é bem mais antiga e passou a ser mais reconhecida na França no final do século XVIII.

Porém a profissão evoluiu com o tempo e hoje também existe o profissional sommelier de saquê, sommelier de cachaça, sommelier de cerveja e até mesmo água. Em cada um dos casos, o profissional é o responsável pela escolha, compra, recebimento, guarda e até prova das bebidas antes que sejam servidas ao cliente.

A Associação Brasileira de Sommeliers – São Paulo é a entidade de maior credibilidade e melhor fonte idônea de informações sobre os vinhos produzidos e comercializados no Brasil. Filiada à Association de la Sommellerie Internationale, a ABS-SP oferece ampla gama de cursos, sendo hoje a principal fonte de formação de sommeliers profissionais do país.


No mundo do charuto…

Uma das figuras mais interessantes no mundo das tabacarias e cigar clubs é o Cigar Sommelier. Porém essa profissão não é regulamentada no Brasil e não existe nenhum curso ou formação que confira tal título a ninguém até o momento.

No mercado de charutos você vai ouvir falar de:

EPICURE SOMMELIER: Essa classificação não existe enquanto profissão. Ela é uma simples convenção dos apreciadores de charutos para denominar um “especialista por experiência” ou connoisseur – que tem conhecimento acima da maioria dos apreciadores regulares e que recomenda charutos e harmonizações aos amigos. Não existe no Brasil uma base técnica, grade curricular padrão ou curso reconhecido que confira a ninguém tal denominação enquanto profissional.


DIGITAL INFLUENCERS: São profissionais da nova era da comunicação e marketing digital, que utilizam a internet e mídias sociais para sugerir (influenciar) apreciadores de diversas áreas com base em suas experiências pessoais, que podem ser tendenciosas (patrocinadas direta ou indiretamente por alguma marca) ou não. A Forbes.com passou a reconhecer essas personalidades da publicidade como importantes profissionais do mundo digital em diversas áreas a partir de 2016. No Brasil, a profissão também não é reconhecida oficialmente, mas movimenta diversas áreas incluindo os mercados gourmet e charutos.


HABANOSOMMELIER: Esse é um título que é conferido aos ganhadores do concurso de mesmo nome, que acontece anualmente desde 2000 na cidade de Havana – Cuba, durante a realização do festival de maior prestígio até hoje na área dos charutos: FESTIVAL DEL HABANO. O concurso HABANOSOMMELIER é uma das atividades mais concorridas e populares do Festival todos os anos. Ele é composto de várias fases sendo que a primeira delas ocorre nos países onde os distribuidores promovem uma seletiva para ter o seu representante na segunda etapa em Havana, que é composta de várias fases práticas e teóricas onde ao final de uma maratona de testes e eliminatórias somente um receberá o título de HabanosommelierEspecialista Master em Charutos Habanos.

Por esse motivo, só existem até hoje 18 pessoas no mundo com esse titulo. Não há curso ou formação que confira a ninguém tal denominação enquanto profissional, somente os vencedores do concurso são quem tem o título.

walter_saes_brasilian_habanosommelier.jpg

O Brasil já teve a honra de ter vencido a competição em 2015, com Walter Saes – 1º. (e único até hoje) brasileiro com o título de Habanosommelier .


CIGAR SOMMELIER: É o título conferido aos especialistas na área de charutos (não somente cubanos) e suas harmonizações, que realizam um curso de formação e são aprovados por um instituto licenciado.

cigar_sommelier_diploma_brasil

O Brasil receberá pela primeira vez em SETEMBRO (2018) um curso de formação profissional na área de charutos: (CSD) CIGAR SOMMELIER DIPLOMA, oferecido pelo IACS (International Association of Cigar Sommelier), com mais de 20 anos na área de formações relacionadas à área gourmet, incluindo charutos, vinhos e bebidas – já reconhecidos enquanto profissão em mais de 20 países e tendo formado mais de 200 profissionais na área de charutos ao redor do mundo.

No Brasil ainda vai demorar algum tempo até a profissão ser regulamentada oficialmente pelo governo, mas o fato de um instituto oficial oferecer essa oportunidade irá mudar o cenário do charuto por aqui.

Se você trabalha na área de charutos ou é um apreciador que tem vontade de ingressar oficialmente nesse mercado, saiba mais sobre a formação CSD em www.cigarsommelier.org e destaque-se.

 

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s