A clássica combinação “charuto e cognac” sempre esteve em alta nos mais sofisticados clubes de charutos ao redor do mundo. E não é para menos: quem já teve a oportunidade de apreciar um puro acompanhado por um brandy de qualidade, certamente viveu uma experiência memorável.

Mas como HARMONIZAR um charuto corretamente? 

Muitos degustadores de charutos concordam que o brandy ou Cognac é o complemento perfeito para uma boa fumaça. A adstringência de um brandy de alta qualidade combina maravilhosamente com os sabores suaves e picantes de um charuto premium

>> Saiba mais sobre Brandy, Cognac e Armagnac <<

harmonização de charutos cognac titanic

De diretores renomados à clássicas cenas de filmes, o cinema mundial sempre retratou com relevância a degustação de charutos e brandies

Mas acontece que quando se fala em harmonização, deve-se levar em consideração que estamos trabalhando os sentidos individuais de cada pessoa, e o quão treinados eles estão para perceber as características externas e proporcionar uma experiência agradável. 

Por isso, não existe REGRA que defina o que é correto e o que é errado quando falamos de tamanha individualidade. A melhor harmonização é a combinação que irá agradar os seus sentidos, de forma a lhe proporcionar uma experiência única. 


E quais são os sentidos do corpo humano que são estimulados em uma experiência de degustação de charutos? 

Todos. Por isso frequentemente chamamos degustação de charutos por EXPERIÊNCIA SENSORIAL. Saiba mais… 

Charutos harmonizam com bebidas, harmonizam com pessoas, harmonizam com música, harmonizam com ambientes, harmonizam com momentos.

Quem nunca passou pela experiência de acender um belo charuto, ter à disposição uma gama de excelentes bebidas e acabou tendo uma experiência frustrada por compartilhar esse momento com pessoas desagradáveis e/ou em um ambiente inadequado?

Fumar apressado, estressado, mal acomodado, em ambientes barulhentos, com inúmeras coisas para fazer ou pensar, junto à pessoas desagradáveis ou que não apreciem charutos, é jogar fora uma oportunidade de prazer. 

Degustar charuto sem ser incomodado ou sem incomodar os outros é um grande desafio dos tempos modernos. 

Por isso os Clubes de Charuto são a melhor opção para você maximizar a sua experiência! 

O Club D’Orsay é um programa de vantagens e benefícios exclusivos para apreciadores de charuto que valorizam cada detalhe, e tem como objetivo proporcionar sempre a melhor experiência na arte de degustação e transformar cada charuto em uma experiência única. 

Espaço Quai D’Orsay #PremiumCigarLounge

fachada-vidro-editado

Oferece infraestrutura completa para degustação de charutos, com 3 ambientes exclusivos, na melhor região de São Paulo – o coração do Jardins! 

  • ÁREA EXTERNA – Jardim
  • CIGAR BAR – 1. Andar: Aberto ao publico.
  • CIGAR LOUNGE – 2. Andar: Ambiente exclusivo para membros do clube e eventos. 

Todos os ambientes internos contam com ar condicionado, sistemas de exaustão e circulação de ar, e um exclusivo sistema de GERADORES DE OZÔNIO para garantir a qualidade do ar no ambiente e o conforto e segurança dos frequentadores.
Saiba mais…

curso_sommelier_charutos_sao_paulo

Além disso o Club D’Orsay conta com Atendimento Especializado bilingue, 3 Sommeliers de Charuto certificados pelo IACS (International Association of Cigar Sommeliers) e uma carta de acompanhamentos com mais de 100 opções para você experimentar com seu charuto favorito, entre fermentados, destilados, e coquetéis.  


E qual o papel do Sommelier de Charutos dentro do Clube? 

Aqui quem define a melhor harmonização é você! 
Os Cigars Sommeliers são responsáveis pela preparação dos sentidos, escolha das opções de charuto da carta, sugestões de bebidas e acompanhamentos, criando um ambiente com conforto e dando dicas que podem ser valiosas até para os degustadores mais experientes!  

Quando encontramos algo que nos agrada é difícil mudar. Isso pode ser até prejudicial, na medida em que você pode perder oportunidades de experimentar o novo. No caso dos charutos, o bom de encontrar um charuto que você goste é testá-lo com diferentes bebidas e em diferentes situações. 

O momento faz um charuto se transformar em uma experiência única!